Email icon mail@crefar.pt Telefone icon (+351) 218 824 690

Facebook
Email
bt partilha redes

Quando é que o som passa a ser considerado ruído prejudicial?

Som é qualquer variação de pressão que o ouvido possa detetar. O nível de pressão sonora é expresso em decibel, dB. A escala de valores de nível de pressão sonora varia entre 0dB (limiar da audição) e 140dB (limiar da dor). Um indivíduo sujeito a níveis de ruído elevados pode apresentar sintomas como fadiga, surdez, perturbações de equilíbrio, perturbações cardiovasculares e/ou hipertensão arterial.

Como estabelecer uma equivalência entre a escala de decibéis e os ruídos do dia-a-dia?

Falando dos sons que podemos ouvir na nossa atividade diária, podemos estabelecer o seguinte:

  • 0-50 dB: som repousante, como o de folhas a cair, conservação normal, situações sociais calmas, como uma biblioteca
  • 50-80 dB: som/ruído incomodativo, como o de um restaurante cheio, uma rua mais animada
  • 80-100dB: ruído fatigante, como o ruído rodoviário, música muito alta, um comboio a passar
  • 100-120dB: ruído perigoso, como o de um martelo pneumático
  • 120-140dB: ruído doloroso, como o de um avião a descolar, um carro de Fórmula 1.

Posso manter uma conversa enquanto utilizo os tampões de proteção auricular?

Sim. Os tampões auticulares e outros tipos de dispositivos de proteção auricular são desenhados para baixar os níveis de ruído para um nível mais seguro, mais confortável. A maioria das pessoas com uma audição normal não tem nenhum problema em manter uma conversa enquanto usa tampões auriculares. Muitas vezes, em ambientes ruidosos, os tampões auriculares ajudam a "filtrar" o ruído de fundo e a tornar a conversa e a música mais nítidas e fáceis de entender.

O que significa SNR?

SNR significa Nível de Redução de Ruído, do inglês signal-to-noise ratio. A legislação atual exige que os dispositivos de proteção auricular anti-ruído tenham a indicação do SNR. Isto significa que, se utilizar um produto com um SNR de 29, por exemplo, de acordo com as suas instruções, o ruído que entrará no ouvido será reduzido em 29 decibéis.

Os produtos Mack´s® apresentam a certificação de qualidade do seu fabricante, o ISO:9001. O que significa isso para o cliente Mack´s®?

ISO 9000 é um conjunto de cinco padrões universais muito elevados e rigorosos relativos a um sistema de garantia de qualidade que é aceite em todo o mundo. Atualmente 90 países adotaram ISO 9000 como normas nacionais, incluindo Portugal. Simplificando, quando se compra um produto ou serviço de uma empresa que está certificado pela norma ISO 9000, o cliente tem garantia de qualidade. O fabricante da marca Mack´s, a McKeon Inc. possui ete certificado desde 1997 (ISO9001:2008;McKeonProducts).

Relativamente a outro tipo de proteção auricular os tampões são menos eficazes?

Não. Um tampão bem desenhado pode oferecer proteção auricular comparável ou superior à de outro tipo de proteção auricular, na maioria das frequências. O mais importante é sempre avaliar caso a caso e utilizar os dispositivos conforme as instruções.

É possível que os ouvidos se habituem a ruído elevado que seja causador de perda de audição?

Não. Os ouvidos não se habituam à exposição repetida de ruído. Os tampões podem evitar a menor qualidade de vida que advém da exposição a ruído excessivo.

Para quem já perdeu parte ou a maioria da audição, por que motivo deve usar proteção auricular?

O facto de se ter perdido parte ou a maioria da capacidade auditiva, não significa que não possa perder mais e que os danos consequentes não possam ser diminuidos. Embora a perda da capacidade auditiva seja permanente, os tampões podem ajudar a prevenir danos maiores. O uso adequado de tampões também pode ajudar a prevenir perdas auditivas temporárias, e permitir a recuperação de perdas temporárias existentes, de modo a que não se tornem permanentes.

Existe algum tampão auricular Mack´s® que proteja 100% contra o ruído?

A classificação mais alta de redução de ruído (SNR) atualmente oferecida por um tampão auricular é de cerca de 33 decibéis. Até a este nível de decibéis a redução de ruído é completa. Qualquer ruído acima do SNR do tampão será ouvido. Os tampões auriculares e outros dispositivos de proteção auricular são desenhados para diminuir o impacto do ruído e reduzi-lo para um nível mais seguro, mais tolerável.

Como posso saber quando um ruído é potencialmente prejudicial para a minha audição?

Cada pessoa tem a sua sensibilidade ao ruído. Regra geral, qualquer ruído acima de 85 decibéis torna-se prejudicial.

Os produtos Mack´s® são líderes nos EUA. E no resto do mundo?

Os produtos Mack’s® são comercializados em 45 países por todo o mundo, nos cinco continentes e as suas embalagens encontram‐se traduzidas em dez línguas diferentes, incluindo o português.

AquaBlock®

De que material são feitos os tampões Mack´s AquaBlock®?

Os tampões são feitos de borracha de silicone pré-moldado, não irritante e não contêm látex.

Os tampões Mack´s AquaBlock® podem ser limpos?

Sim. Os tampões podem ser limpos com sabão neutro e água morna. Secar completamente antes de voltar a inserir no canal do ouvido.

Estes tampões são adequados para proteção da água e redução de ruído?

Não. Os tampões Mack´s AquaBlock® foram especificamente desenhados para fornecer proteção de água superior. Isso não quer dizer que eles não possam ser usados para proteção contra o ruído, mas o produto não indica o SNR (nível de redução de ruído), nem foi especificamente projetado para essa utilização. Aliás, os surfistas optam por estes tampões exatamente porque protegem da água, sem reduzir o ruído. Permite-lhes continuar a ouvir o que se passa à sua volta, mesmo com os ouvidos protegidos.

Existem algumas dicas de aplicação para ajudar a obter uma vedação hermética/estanque com os tampões Mack´s AquaBlock®?

Primeiro, tente inserir o tampão após ler cuidadosamente as instruções. Se após a inserção ainda não tiver conseguido o efeito hermético, volte a inserir e mexa o tronco enquanto empurra com cuidado o tampão para formar uma vedação à prova de água. Se tal não resultar, tente introduzi-lo com a ponta apontada ligeiramente para a frente em direção a seu rosto. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é que sua própria voz vai soar mais interna e exagerada. Outra forma de verificar se tem uma vedação adequada é a de segurar a haste do tampão e contorcer (muito ligeiramente) para dentro e para fora. Um tampão devidamente colocado irá criar um efeito ligeiro de sucção.

Podem os tampões Mack´s AquaBlock® ser usados por crianças?

Recomendamos que consulte um médico otorrino para que este possa ajudá-lo a determinar se os tampões são seguros para a sua necessidade em particular. Embora estes tampões tenham sido projetados para as crianças mais velhas e adultos, os médicos e os pais têm utilizado os tampões em crianças a partir dos sete anos de idade. Recomendamos a utilização dos Mack's® Silicone Infantil para crianças até 6 anos. Na maioria dos casos, a adequação depende do tamanho do canal auditivo da pessoa. A utilização deve ser sempre supervisionada por um adulto e o tampão só deve ser usado se ele for ajustável ao canal auditivo.

Dry-n-Clear®

Posso utilizar o Mack´s Dry-n-Clear® em conjunto com a utilização de tampões?

Se quiser usar ambos os produtos, recomendamos a aplicação do Dry-n-Clear® depois de usar os tampões, ao invés de usá-los simultaneamente. Nota: Se estiver a utilizar tampões de silicone moldáveis, certifique-se de que o canal do ouvido está limpo e seco antes de voltar a inserir os tampões de ouvido. Isto irá ajudar a garantir que obtenha um efeito hermético/vedação impermeável ao longo do canal auditivo.

Porque é que o Dry-n-Clear® funciona melhor que outros remédios caseiros?

Este produto contém um agente hidratante especial que é próprio para secar o excesso de água e ao mesmo tempo ajudar na condição da pele delicada e fina que reveste o canal auditivo. É esta pele delicada que deve ser mantida saudável para ajudar a prevenir a infeção dolorosa do ouvido externo conhecido como "ouvido de nadador".

Que medidas de primeiros socorros devem ser tomadas se estas gotas para os ouvidos forem mal utilizadas?

Devem ser tomadas as seguintes medidas:

  • Contacto com os olhos: lavar imediatamente os olhos com água em abundância. Procure um médico se a irritação persistir;
  • Irritação da pele: lavar imediatamente com sabão e água;
  • Ingestão: se ingerido, procurar assistência médica;
  • Inalação: N/A.

Quais são os componentes ativos do Dry-n-Clear®?

Os componentes ativos são álcool isopropílico - 95% e glicerina anidra - 5%. Ambos os componentes ajudam na secagem da humidade do canal do ouvido, enquanto que a glicerina, também ajuda a proteger o delicado revestimento do canal auditivo.

MACK'S® Ear Band

É a Mack´s® Ear Band à prova de água?

Está indicada para proteger os ouvidos em ambientes aquáticos, mas não para ser à prova de água. É indicada para ajudar a manter a água fora do ouvido, mantendo os tampões mais firmemente no lugar, formando um sistema estanque. Para as crianças que ainda não estão confortáveis usando a proteção auditiva, a bandas de ouvido Mack´s® Ear Band é  especialmente útil dado que as impede de tirar os tampões. Dão aos adultos uma maior sensação de proteção, enquanto estiverem a utilizar tampões de ouvido na água. Qualquer um dos Mack's® Silicone são ideais para uso debaixo desta banda.

A Mack´s® Ear Band pode ser lavada?

Utilizada normalmente numa piscina com cloro, banheira ou chuveiro, não deve ser necessário lavá-la. Após cada utilização deve ser sempre colocada em lugar seco para evitar o cheiro a mofo ou aparecimento de bolor. Se for necessária a lavagem, esta deve ser manual, com sabão suave.

Mack´s® Ear Band pode ser usada após uma cirurgia para ajudar a segurar o dispositivo médico?

Muitos médicos utilizam a Mack's® Ear Band com esta finalidade. Por favor, consulte o seu médico antes de usar o produto com essa finalidade.

Como posso saber se Mack´s® Ear Band ficará no tamanho adequado à cabeça?

Este produto apresenta um neopreno elástico de alta qualidade e uma conexão tipo Velcro® ajustável de cerca de 7,6cm, e por isso é ajustável a uma ampla gama de tamanhos de cabeça. Caberá na maioria das crianças e de cabeças adultas médias.

Posso mergulhar enquanto utilizo a Mack´s® Ear Band?

Não é recomendável mergulhar na água quando utiliza este produto.

Qual a vida útil da Mack´s® Ear Band?

A vida útil vai depender muito do modo de utilização e do cuidado com a mesma, mas geralmente dura de 2 a 5 anos.

A Mack´s® Ear Band pode ser utilizada para manter as orelhas quentes?

Sim. Ajudará a manter as orelhas quentes durante as atividades de água e perante o frio de inverno, mas não é tão grossa que faça com que nas atividades em água quente tenha um calor excessivo.

É difícil colocar as crianças a usar a Mack's® Ear Band?

Dado que é muito confortável e bonita, a maioria das crianças ficam satisfeitas em usá-la. Podem levar alguns minutos a se habituar, mas depois esquecem-se que estão a usá-la. As crianças que experimentaram a dor e o desconforto de infeções de ouvido recorrentes, utilizam com gosto os tampões e a Mack's® Ear Band.



Espuma Ruído

De que são feitos os tampões Mack´s® Espuma Ruído?

Os tampões são feitos de espuma de uretano. O látex nos tampões de espuma de látex não é natural, é um látex sintético chamado tecnicamente de polímero em emulsão. Este tem as mesmas propriedades que o látex (à base de água, adesivos, etc.), mas não tem o problema da enzima associada ao látex natural.

Se em caso extremamente raro existir qualquer tipo de erupção cutânea ou irritação durante a utilização deste produto, deve interromper o uso imediatamente. Consulte o seu médico ou vá a uma emergência médica local caso requeira atenção médica imediata.

Os tampões Mack´s® Espuma Ruído podem ser limpos?

Não. Caso fiquem sujos, não devem ser mais usados.

Estes tampões têm duplo propósito (água e ruído)?

Não. Estes tampões devem ser usados exclusivamente para a redução de ruído.

Como posso ter a certeza de que o tampão está bem colocado?

Primeiro, tente re-inserir os tampões após cuidadosamente ter lido as instruções. Certifique-se que insere o tampão enquanto puxa (com a mão oposta) para cima e para trás sobre o ouvido externo para endireitar o canal auditivo. Caso não consiga, tente utilizar outro tampão que não esteja aquecido pela temperatura das suas mãos. Um tampão com uma temperatura mais baixa irá manter a sua rigidez e forma comprimida ligeiramente mais longa, tornando-o mais fácil de inserir. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é o facto da sua própria voz soar mais interna e exagerada.

Qual a diferença na dimensão dos Mack´s® Espuma Ruído Slim Fit e dos Mack´s® Espuma Ruído?

Os tampões Mack´s® Espuma Ruído Slim Fit são semelhantes em tamanho em relação à maioria dos tampões de espuma, mas são um pouco menores em diâmetro, por forma a se adaptarem melhor a canais auditivos mais estreitos.

Espuma Ruído Slim Fit

Qual a diferença na dimensão dos Mack´s® Espuma Ruído Slim Fit e dos Mack´s® Espuma Ruído?

Os tampões Mack´s® Espuma Ruído Slim Fit são semelhantes em tamanho em relação à maioria dos tampões de espuma, mas são um pouco menores em diâmetro, por forma a se adaptarem melhor a canais auditivos mais estreitos.

Os tampões Mack´s® Espuma Ruído Slim Fit podem ser limpos?

Não. Caso fiquem sujos, não devem ser mais usados.

Estes tampões têm duplo propósito (água e ruído)?

Não. Estes tampões devem ser usados exclusivamente para a redução de ruído.

Como posso ter a certeza de que o tampão está bem colocado?

Primeiro, tente re-inserir os tampões após cuidadosamente ter lido as instruções. Certifique-se que insere o tampão enquanto puxa (com a mão oposta) para cima e para trás sobre o ouvido externo para endireitar o canal auditivo. Caso não consiga, tente utilizar outro tampão que não esteja aquecido pela temperatura das suas mãos. Um tampão com uma temperatura mais baixa irá manter a sua rigidez e forma comprimida ligeiramente mais longa, tornando-o mais fácil de inserir. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é o facto da sua própria voz soar mais interna e exagerada.



Silicone Adulto

Quantas vezes posso reutilizar o Mack´s® Silicone Adulto?

Os tampões podem ser reutilizados até que eles estejam sujos ou não aderentes ao ouvido (até 5 utilizações). Manter as mãos e as orelhas limpas e secas antes de manusear vai ajudar a prolongar a vida útil dos tampões.

De que são feitos os tampões Mack´s® Silicone Adulto?

Os tampões são feitos de borracha de silicone moldável, não irritante e não contêm látex.

Os tampões Mack´s® Silicone Adulto podem ser limpos?

Não. Manter as mãos e as orelhas limpas e secas antes de manusear vai ajudar a prolongar a vida útil dos tampões.

São estes tampões antimicrobianos?

Não. Eles não são antimicrobianos. Degradam-se com a presença de micróbios e a sua vida útil é até 5 utilizações. Até lá são resistentes aos micróbios.

Posso cortar os tampões Mack´s® Silicone Adulto para ter uma melhor dimensão?

Não. Os tampões de ouvido são desenhados para cobrir o canal auditivo. Partindo-os em partes mais pequenas podem deixar que o utilizador empurre o tampão para o canal auditivo tornando-o mais difícil de remover. Recomendamos o uso de tampões de silicone infantil para crianças com idade igual ou inferior a seis anos.

Os tampões irão derreter se utilizados em temperaturas mais quentes?

Não. Os tampões podem tornar-se um pouco mais flexíveis quando expostos a temperaturas quentes, mas nunca derretem. Cada lote é testado laboriatorialmente acima dos 170°C (a temperatura típica de uma banheira de hidromassagem e sauna é de 40°C e 76°C, respetivamente). Até à data, não houve um único teste que demonstrasse resultados positivos para a fusão ou instabilidade.

São estes tampões seguros para diminuir o desconforto numa viagem de avião? Se sim, quando e como usá-los?

Estes tampões foram utilizados durante vôos desde o início de 1960 e os seus utilizadores comprovam que são seguros e eficazes em reduzir o desconforto de voar. Além disso, também são adequados para diminuir as dores de ouvidos durante o voo. Acredita-se que os tampões podem retardar e/ou diminuir os efeitos das mudanças de pressão. Também ajudam na redução dos níveis de ruído na cabina, permitindo reduzir para o seu utilizador os efeitos do jet lag. Os benefícios são, assim, duplos.  Recomendamos o uso dos tampões durante o voo e apenas retirá-los quando o avião pouse e seja despressurizado.

Estes tampões têm duplo propósito (água e ruído)?

Sim, oferecem as mesmas excelentes características de redução de ruído e impedem a entrada de água.

Existem algumas dicas de aplicação para ajudar a obter uma vedação hermética/estanque com os tampões?

Primeiro, tente inserir o tampão após ler cuidadosamente as instruções. Se após a inserção ainda não tiver conseguido o efeito hermético, volte a inserir e mexa o tronco enquanto empurra com cuidado o tampão para formar uma vedação à prova de água. Se tal não resultar, tente introduzi-lo com a ponta apontada ligeiramente para a frente em direção a seu rosto. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é que sua própria voz vai soar mais interna e exagerada. Outra forma de verificar se tem uma vedação adequada é de segurar a haste do tampão e contorcer (muito ligeiramente) para dentro e para fora. Um tampão devidamente colocado irá criar um efeito ligeiro de sucção.

Silicone Infantil

Quantas vezes posso reutilizar os Mack´s® Silicone Infantil?

Os tampões Mack´s® Silicone Infantil podem ser reutilizados até que eles estejam sujos ou perderem a aderência ao ouvido (até 5 utilizações). Manter as mãos e as orelhas limpas e secas antes de manusear vai ajudar a prolongar a vida útil dos tampões.

De que são feitos os tampões Mack´s® Silicone Infantil?

Os tampões são feitos de borracha de silicone moldável, não irritante e não contêm látex.

Os tampões Mack´s® Silicone Infantil podem ser limpos?

Não. Manter as mãos e as orelhas limpas e secas antes de manusear vai ajudar a prolongar a vida útil dos tampões.

Existem algumas dicas de aplicação para ajudar a obter uma vedação hermética/estanque com os tampões?

Primeiro, tente inserir o tampão após ler cuidadosamente as instruções. Se após a inserção ainda não tiver conseguido o efeito hermético, volte a inserir e mexa o tronco enquanto empurra com cuidado o tampão para formar uma vedação à prova de água. Se tal não resultar, tente introduzi-lo com a ponta apontada ligeiramente para a frente em direção a seu rosto. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é que sua própria voz vai soar mais interna e exagerada. Outra forma de verificar se tem uma vedação adequada é de segurar a haste do tampão e contorcer (muito ligeiramente) para dentro e para fora. Um tampão devidamente colocado irá criar um efeito ligeiro de sucção.

Posso cortar os tampões Mack´s® Silicone Infantil para ter uma melhor dimensão?

Não. Os tampões de ouvido são desenhados para cobrir o canal auditivo. Partindo-os em partes mais pequenas podem deixar que o utilizador empurre o tampão para o canal auditivo tornando-o mais difícil de remover. Recomendamos o uso de tampões de silicone infantil para crianças com idade igual ou inferior a seis anos.

Os tampões Mack´s® Silicone Infantil irão derreter se utilizados em temperaturas mais quentes?

Não. Os tampões podem tornar-se um pouco mais flexíveis quando expostos a temperaturas quentes, mas nunca derretem. Cada lote é testado laboriatorialmente acima dos 170°C (a temperatura típica de uma banheira de hidromassagem e sauna é de 40°C e 76°C, respetivamente). Até à data, não houve um único teste que demonstrasse resultados positivos para a fusão ou instabilidade.

São estes tampões seguros para diminuir o desconforto numa viagem de avião? Se sim, quando e como usá-los?

Estes tampões foram utilizados durante vôos desde o início de 1960 e os seus utilizadores comprovam que são seguros e eficazes em reduzir o desconforto de voar. Além disso, também são adequados para diminuir as dores de ouvidos durante o voo, principalmente das crianças.

Acredita-se que os tampões podem retardar e/ou diminuir os efeitos das mudanças de pressão. Também ajudam na redução dos níveis de ruído na cabina, permitindo reduzir para o seu utilizador os efeitos do jet lag. Os benefícios são, assim, duplos.

Recomendamos o uso dos tampões durante o voo e apenas retirá-los quando o avião pouse e seja despressurizado.

Estes tampões têm duplo propósito (água e ruído)?

Sim, oferecem as mesmas excelentes características de redução de ruído e impedem a entrada de água.

São estes tampões antimicrobianos?

Não. Eles não são antimicrobianos. Degradam-se com a presença de micróbios e a sua vida útil é até 5 utilizações. Até lá são resistentes aos micróbios.

Kit Conforto Ear Seals®

De que material são feitos os tampões Ear Seals®?

Os tampões Ear Seals® são feitos de borracha de silicone pré-moldado, não irritante e não contêm látex.

Os tampões Ear Seals® podem ser limpos?

Sim. Os tampões podem ser limpos com sabão neutro e água morna. Secar completamente antes de voltar a inserir no canal do ouvido.

Estes tampões são adequados para proteção da água e redução de ruído?

Sim, estes tampões foram desenhados para reduzir o ruído e proteger contra a entrada de água. Para sua segurança, remova o cabo enquanto estiver a utilizar os tampões no ouvido para atividades aquáticas e dormir.

Existem algumas dicas de aplicação para ajudar a obter uma vedação hermética/estanque com os tampões?

Primeiro, tente inserir o tampão após ler cuidadosamente as instruções. Se após a inserção ainda não tiver conseguido o efeito hermético, volte a inserir e mexa o tronco enquanto empurra com cuidado o tampão para formar uma vedação à prova de água. Se tal não resultar, tente introduzi-lo com a ponta apontada ligeiramente para a frente em direção a seu rosto. Um sinal de que o tampão está colocado corretamente é que sua própria voz vai soar mais interna e exagerada. Outra forma de verificar se tem uma vedação adequada é a de segurar a haste do tampão e contorcer (muito ligeiramente) para dentro e para fora. Um tampão devidamente colocado irá criar um efeito ligeiro de sucção.

Podem estes tampões ser usados por crianças?

Recomendamos que consulte um médico otorrino para que este possa ajudá-lo a determinar se os tampões são seguros para a sua necessidade em particular. Embora estes tampões tenham sido projetados para as crianças mais velhas e adultos, os médicos e os pais têm utilizado os tampões em crianças a partir dos sete anos de idade. Recomendamos a utilização dos Mack's® Silicone Infantil para crianças até 6 anos. Na maioria dos casos, a adequação depende do tamanho do canal auditivo da pessoa. A utilização deve ser sempre supervisionada por um adulto e o tampão só deve ser usado se ele for ajustável ao canal auditivo.

©CREFAR, LDA.TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE