Adolescência: o despertar da sexualidade

Adolescência: o despertar da sexualidade

Adolescência: o despertar da sexualidade

É na adolescência que rapazes e raparigas tomam consciência de si próprios e do que os diferencia.

 

Se não aconteceu já, vai acontecer contigo. Vais conhecer novas sensações como o desejo e o prazer. É o despertar para a sexualidade.

E vais querer expressá-la de muitas maneiras:

  • a forma como te vestes;
  • o que pensas e dizes;
  • o tipo de música que ouves;
  • o modo como danças.

Este é também o tempo das primeiras paixões, arrebatadoras e únicas, dos amores que se julgam eternos. Vais amar e querer ser amado. E talvez fazer boa figura entre os teus amigos, porque nesta fase da vida é mesmo importante ser igual, mas deves permanecer tu próprio/a.

Vais ouvir os teus amigos falar das suas experiências, vais até sentir-te tentado a dar o “passo”. Pode até acontecer que tenhas um/a namorado/a e ele/a te pressione a ir mais longe nos afetos.

Mas antes, para e pensa: pensa no que sabes sobre o teu corpo e sobre a sexualidade, dá ouvidos às tuas dúvidas e aos teus receios, pensa no que queres para ti. E depois decide.

Decisões para a vida

A sexualidade é uma aventura fantástica se resultar de uma decisão pensada e amadurecida. Mas se acontecer “porque sim” ou porque “os outros também fazem” pode ser uma porta aberta para riscos como uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, ou resultar em arrependimentos quando já não há volta a dar.

Se tens dúvidas que queres ver esclarecidas acerca de métodos contraceptivos, vai à tua farmácia. O farmacêutico pode ajudar-te!

Fonte: www.farmaciasportuguesas.pt